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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

`Abracaldabra`, de Yara Mattos, discute relação museu-educação


APRESENTAÇÃO
          “Abracadabra”, vocábulo mágico, palavra cabalística. “Aldraba” ou “Aldrava”, antiga tranca de metal, ferrolho, que permite abrir e fechar uma porta, de dentro para fora e de fora para dentro. “Abracaldabra”, a mágica junção, poesia-valise do autor e artista plástico mineiro Guilherme Mansur, abertura para múltiplas conotações e viagens imagéticas, inclusive aquela que ilumina as funções da memória, tal como conceituada no livro de Yára Mattos , a partir de sua tese de doutoramento em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas/ Cuba, em convênio com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)/ Brasil.
          O livro, que conta também com contribuições de Ione Mattos, expande o tema da tese para além dos currículos, salas de aula, e locais de exposição, ganhando, igualmente, as ruas, as gentes, as comunidades – nas propostas ecomuseológicas, revisões dos conceitos de memória e patrimônio.
          De dentro para fora, de fora para dentro – Abracaldabra – que possamos nos abrir para a aventura: emoção e cognição no museu, na escola, no espaço comum que nos ambienta e no espaço interno em que a nossa expressão no mundo se assenta.
PATRIMÔNIO DAS DÚVIDAS: SIGNIFICADO E SENTIDO NA RELAÇÃO MUSEU-EDUCAÇÃO
          Baseado na tese de doutoramento defendida pela museóloga e professora Yára Mattos para o Programa Internacional da UFOP/Universidade Federal de Ouro Preto, em convênio com o ICCP/Instituto Central de Ciências Pedagógicas/La Habana/Cuba, a EDUFOP/Editora da Universidade Federal de Ouro Preto está lançando o título Abracaldabra – Uma aventura afetivo-cognitiva na relação museu-educação.
          Concebido para levar a professores, educadores e museólogos uma nova proposta de abordagem da relação museu-educação, o livro expande os limites da pesquisa e experimentação realizadas durante a preparação da tese, e incorpora as ideias da nova museologia (ecomuseologia) e as experiências de Yára à frente do Ecomuseu da Serra de Ouro Preto. Nessa ampliação, a autora contou ainda com a colaboração de sua irmã, Ione Mattos, professora e socióloga voltada para os aspectos sociocognitivos e socioculturais do ensino.
          O trabalho está dividido em quatro partes. Na primeira delas é apresentada uma síntese histórico-lógica da evolução do pensamento museológico em suas relações com as ideias pedagógicas. A parte 2 traz um panorama histórico das estratégias de aproximação museu-escola em nosso país, examinando aspectos conceituais, políticos e sociais dessa relação e suas repercussões em diferentes contextos e períodos.
          A terceira parte faz um relato da estratégia de trabalho conjunto envolvendo profissionais da área pedagógica do Museu da Inconfidência, e professores e alunos da Escola Estadual D.Pedro II, em Ouro Preto, ações práticas realizadas para o experimento-proposta em que se baseou a tese de doutorado da autora.
          Finalmente, a quarta parte reelabora a proposta educativa à luz da nova museologia, ganhando a territorialidade do espaço comunitário, do espaço cidadão e, ultrapassando os limites curriculares, discute a informação e a formação dos patrimônios – econômicos, sociais, históricos, científicos, culturais – como criação e apropriação compartilhadas de meios, recursos, objetos e saberes.
          Nesse sentido, propõe a ambos os processos, museológico e educacional, uma abordagem dialógica a partir do patrimônio das dúvidas, as individuais e as coletivamente compartilhadas: questões, necessidades e problemas levantados pelos indivíduos em seus grupos e comunidades. Mais: sugere o tratamento das dúvidas com base na noção de que sentido e significado não podem ser transferidos, disso resultando que as atribuições de valor e relevância que conferem motivação, interesse e volição não são dadas ou repassadas, mas manifestadas e dirigidas livremente por cada ator pessoal no desempenho de seus papeis sociais.

Fonte:http://www.revistamuseu.com.br/emfoco/emfoco.asp?id=26958

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