Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Próximo encontro da REM-RS !!!!

O próximo encontro da Rede será no dia 06/11, no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro.
Abaixo segue as informações sobre a instituição, conforme a Coordenadora do museu Cláudia Feijó.

Museu Comunitário Lomba do Pinheiro

O Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e Memorial da Família Remião foi inaugurado em março de 2006, tem como instituição mantenedora o Instituto Popular de Arte-Educação e desde então tem buscado a partir da memória individual e coletiva contar a História do bairro Lomba do Pinheiro sob o olhar de seus próprios habitantes. Este importante espaço de memória está localizado em uma casa em estilo Colonial Português construída no final do século XIX.
O Instituto Popular de Arte-Educação é uma associação, sem fins econômicos, fundada em Abril de 1998, declarada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal e reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social. É uma instituição que propõe o acesso à leitura, à música e ao patrimônio cultural como instrumentos de formação e de transformação individual e social.
O IPDAE mantém a Biblioteca Leverdógil de Freitas, o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, a Escola de Música e a Orquestra Infanto-Juvenil IPDAE.
Principais ações desenvolvidas pelo Museu:
Educação para o Patrimônio- As atividades destinam-se a alunos das escolas públicas, creches e demais instituições interessadas. Os participantes são estimulados a conhecer o patrimônio cultural do bairro, conservar e preservar o meio ambiente, por meio de exposições, contação de histórias, análise de documentos, trilhas ecológicas e atividades lúdicas, todas voltadas a diversos temas que envolvem conceitos de sociedade, memória, história, patrimônio e museus.

Formação de Professores e Educadores- É destinada a profissionais da rede pública de ensino, com o intuito de estimular o ensino da história local e provocar a aproximação desses profissionais com a realidade cotidiana de seus discentes, contribuindo para um maior envolvimento e valorização de seu local de atuação, buscando, também, a interação multidisciplinar entre os profissionais envolvidos.

Formação de Multiplicadores- É destinada a jovens, a partir de 16 anos. Os participantes passam por um processo de formação, que os tornam multiplicadores do processo museal comunitário.

Exposições Temporárias- Produto de entrevistas individuais e das Rodas de Memória; são lançadas exposições temporárias de curta e média duração. O objetivo dessas exposições é informar e divulgar o patrimônio tangível e intangível da comunidade.

Exposições Itinerantes e Museus de Rua- As Exposições Itinerantes e os  Museus de rua tem a função de divulgar e informar a população a respeito da história da formação do bairro, suas vilas e suas lutas ao longo do processo histórico. Técnicos do Museu e comunidade atuam em prol do patrimônio cultural.
Os participantes colaboram com seus acervos pessoais, entrevistas e na concepção da exposição. Este trabalho propicia a formação de redes de cooperação em torno do patrimônio local.

Política de Aquisição de Acervos- O Museu realiza campanhas de arrecadação de objetos, documentos e fotografias junto à comunidade local para ampliar o acervo. Além da participação comunitária, as campanhas conscientizam para a preservação e conservação do patrimônio.

Pesquisa de História Oral- Desde sua fundação, o Museu criou uma rede de colaboradores de História Oral que busca a (re)construção da história, dos fazeres e dos saberes populares por meio das narrativas orais.

Rodas de Memória- O Projeto Rodas de Memória visa (re)construir, através da realização de entrevistas de grupos focais, as trajetórias individuais e coletivas, reunindo pessoas que participaram ativamente da comunidade (vilas, associações, clubes, escolas etc.), para narrarem suas memórias.

Visite o site do IPDAE: www.ipdae.org
Telefone para contato do museu: (51) 3352.7131 – (51)98470139 Cláudia Feijó

0 comentários:

Postar um comentário