Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Textos REM RS

Olá Colegas da REM-RS,


Como ficamos responsáveis por sugerir leituras ao grupo, aqui estamos e junto com duas sugestões, temos alguns questionamentos que gostaríamos de lançar para a reflexão durante a leitura.

Pensamos nesse primeiro momento trazer para o grupo questões que reflitam a construção do conhecimento a partir de espaços não-formais de educação, no caso os museus, levano em consideração a constituição dos saberes.

Abaixo os questionamentos:

Quais os procedimentos e pesquisas, a serem construídas junto aos diferentes grupos que se utilizam do museu, para um melhor aproveitamento desta ferramenta educativa?

Como o museu pode participar de forma crítica na construção da história, através do seu acervo e de seus potenciais?

Como construir um espaço democrático e dialógico, integrando comunidade/sociedade/museu através das práticas educativas não-formais?

A ação educativa nos museus é voltada para qual público? As ações educativas têm levado em consideração as diversidades, ou as ações educativas tem sido construídas como um forma de pacote, sem levar em consideração os diferentes tipos de públicos?

GT de Estudos e pesquisa

Textos:

http://www.fiocruz.br/museudavida_novo/4scwc/Texto%20Provocativo%20-%20Jorge%20Wagensberg.pdf

http://www.scielo.br/pdf/psoc/v16n2/a04v16n2.pdf

0 comentários:

Postar um comentário