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segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PROJETO – DIÁLOGOS EM REDE - REMRS
O projeto foi desenvolvido pela Coordenação de Comunicação da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul - REMRS
Objetivo: Estimular a articulação e a participação na Rede de Educadores em Museus do RS, visando à qualificação através das discussões em torno das práticas educativas em museus.
Temática: Abordar sobre a temática da Educação em Museus
Período de Aplicação: Este projeto será desenvolvido durante o período de um ano e meio, com início no mês de outubro de 2015 até o mês de julho de 2016.
Ciberespaço: Será disponibilizado nas redes sociais, estabelecendo a comunicação com todos os educadores e outros profissionais do Brasil que participarem da REMRS e da Rede de Educadores em Museus do Brasil – REMBR e as demais redes conectadas a essas duas redes pelo FACEBOOK, BLOG E E-MAIL.
Com o propósito de realizarmos a tarefa do efetivo desenvolvimento dos processos de discussão que utiliza os meios de comunicação, mais precisamente o E-MAIL, FACEBOOK e o BLOG da Rede de Educadores em Museus do RS é que encontramos as justificativas em construir um projeto, que em longo prazo viabilize o diálogo na esfera virtual, procurando congregar e atingir novos participantes e aqueles que já conhecem o sistema da rede, mas que não participam por estarem limitados ao deslocamento até a cidade de Porto Alegre - RS, onde residem os atuais coordenadores da Rede. Ainda justifica-se por estimular que os profissionais em museus de outras regionais, estas demarcadas pelo Sistema Estadual de Museus do RS – SEMRS venham engajar-se assumindo uma coordenação na REMRS e responsabilizando-se por multiplicar as ações em rede nas cidades pertencentes as suas regiões. 
A Metodologia resta em divulgar, a cada três meses, um artigo relacionado à educação em museus ou temas afins. Contando com um cronograma de datas e ações, que através dos meios de comunicação E-MAIL, FACEBOOK E BLOG da Rede de Educadores em Museus do RS será alcançado aos que se interessar em participar das discussões. Iniciaremos com a divulgação de um texto por vez, como já explicitado acima. Após dez dias iniciaremos com a disposição de questionamentos elaborados pela coordenação da REMRS estimulando à reflexão. As questões serão monitoradas pela Coordenação de Gestão Compartilhada da REMRS e não serão propriamente resolvidas, mas sim compartilhadas e expostas à discussão de todos que acessarem o link ofertado como espaço de diálogo em rede. Além disso, todas as propostas e questionamentos serão encaminhados aos autores acima elencados para que nos ajudem a refletir e enriquecer o processo de construção de conhecimentos na área educacional em museus e processos culturais museológicos.
Os artigos com a participações confirmadas são de autoria, seguindo a ordem cronológica, dos seguintes profissionais: 1º - Professora Doutora Manuelina Maria Duarte Cândido (Diretora de Processos Museais – Ibram – Brasília – DF, Professora na UFG e da REM Goiás); 2º - Professora, Mestre Milene Chiovatto (Coordenadora da Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo - SP); 3º Professora, Mestre Ana Carolina Gelmini de Faria (COMGRAD – UFRGS - Porto Alegre - RS); 4º Especialista e Mestre em Educação Helena Alves Quadros (Tecnologista Sênior do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emilio Goeldi - Belém – PA); 5º Professora Doutora Maria Angélica Zubaran (ULBRA – Canoas – RS); 6º Márcia Bamberg (Museu Joaquim José Felizardo Porto Alegre – RS); e 7º Professora e Especialista Márcia Vargas (Coordenação de Gestão Compartilhada da REMRS).
Consideramos a relevância deste projeto na articulação em rede para a organização dos setores educativos e qualificação das práticas dos profissionais que atuam em museus no território do Rio Grande do Sul, sendo possível externar os limites territoriais uma vez que as redes sociais proporciona um alcance que extrapolam nosso Estado. Por ampliar e promover a troca de informações fortalecendo o setor, além de criamos novas formas de atuação, novos vínculos e buscar a satisfação, considerando o público como alvo e motivador responsável pelo bom desempenho das práticas educacionais nos museus e o sucesso de todo o planejamento ora compartilhado.

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