4º Encontro REM RS

Realizado no Museu de Arte de Montenegro

3º Encontro REM RS

Realizado no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC

5º Encontro REM RS

Realizado no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro

6º Encontro REM RS

Realizado no Museu Joaquim José Felizardo

7º Encontro REM RS

Realizado no Museu Julio de Castilhos

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Release
O Encontro Estadual dos Estudantes de Museologia do Rio Grande do Sul (EMURS) que abordará o tema Profissionalização d@ Museólog@ e Museologia Social e ocorrerá de 08 a 10 de junho de 2013 na Casa de Cultura Mário Quintana na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Durante os dias 8, 9 e 10 de junho de 2013 na Casa de Cultura Mário Quintana, situada na Rua dos Andradas 736 na cidade de Porto Alegre ocorrerá  o Encontro Estadual dos Estudantes de Museologia do Rio Grande do Sul que terá como tema A Profissionalização do Museólogo e Museologia Social.
O tema para o EMURS propõe uma profunda reflexão acerca da Museologia Social. Dessa forma, é importante discutir a formação profissional que instrumentalizará as Políticas e instituições Museais acerca de uma realidade e responsabilidade que rompe as fronteiras do Museu, confrontando-se com a necessidade de abrir as portas do museu para ao seu contexto. Nesse sentido, a leitura da conjuntura nacional no campo da política, da cultura, da economia etc. se faz necessária para um amplo debate conceitual e epistemológico que envolva o papel social dos museus e a compreensão da formação do profissional museólogo neste percurso.
Dentro da atual conjuntura de novos cursos, acredita-se que as discussões das novas experiências vindas das diversas partes do Rio Grande do Sul e do Brasil podem refletir e tornar uma base cada vez mais sólida na Política Nacional de Museus.
A programação contará com estudantes, profissionais museólogos e militantes da museologia social, bem como, contará com rodas de conversa, formações teóricas e prática em Museologia Social, visitas a museus comunitários, encontro da Rede dos Pontos de Memória e Iniciativas Comunitárias em Memória e Museologia Social do Rio Grande do Sul e comunicações orais que estarão abertas até o dia 23 de maio de 2013.
O Encontro Estadual dos Estudantes de Museologia do Rio Grande do Sul será realizado nos dias 08, 09 e 10 de junho de 2013, na Casa de Cultura Mário Quintana (R. Andradas, 736). Para participar envie um e-mail para museologiars@gmail.com ou WWW.estudantesmuseologiars.blogspot.com.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Mesa Redonda - Memória e Sociedade: Ações Educativas no Judiciário