4º Encontro REM RS

Realizado no Museu de Arte de Montenegro

3º Encontro REM RS

Realizado no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC

5º Encontro REM RS

Realizado no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro

6º Encontro REM RS

Realizado no Museu Joaquim José Felizardo

7º Encontro REM RS

Realizado no Museu Julio de Castilhos

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Reunião REM Maio - 12/05/2012

Olá Amigos da REM

A reunião deste mês será no Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias 1205/1231) - Centro/POA
dia 12/05/12.
O tema será "Direitos Humanos, Direito à Memória, Direito aos Museus: Ensaio Sobre a Educação em Museus" - (Artigo defendido na Pós Graduação em Educação em Direitos Humanos na FURG) por Joel Santana (Coordenador do Sistema Estadual de Museus do RS)
Horário: Apartir das 14h

Marquem na agenda!!!
Aguardamos vocês

Homenagem aos Museus Gaúchos

Prezado(a)
No dia 16 de maio, às 14h, no Plenário da Assembléia Legislativa, será realizada uma homenagem aos museus gaúchos, vejam mais detalhes na matéria abaixo.
Contamos com vocês para prestigiar esta homenagem ao nosso espaço de estudo e trabalho.

Museus gaúchos comemoram a 10ª Semana Nacional do setor
No dia 18 de maio se comemora o Dia Internacional dos Museus.  Em 2003, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) criou a Semana Nacional dos Museus, que chega a sua 10ª edição com o tema Museus em um mundo em transformação – novos desafios, novas inspirações.
As comemorações deste ano ocorrem de 14 a 20 de maio e participam instituições museológicas e entidades culturais de todo o país.
O Rio Grande do Sul é o único Estado que dedica o mês inteiro ao tema e recebe uma homenagem do poder legislativo. A de 2012 será realizada dia 16 de maio às 14h, no Plenário da Assembléia Legislativa. Na ocasião serão lembrados os 30 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile. Em 30 de maio de 1972, em Santiago, membros da Mesa Redonda consideraram que a tomada de consciência pelos museus é essencial para sua integração à vida das pessoas. Para isso, consideraram que os museus precisam desempenhar um papel decisivo na educação da comunidade.
Os gaúchos se destacam pela sua atuação no setor museológico. No 8º Fórum Estadual de Museus, realizado em Rio Grande em 2002, com o tema Museus e globalização, foi elaborada e divulgada a Carta do Rio Grande. A Carta é um documento que tem como objetivo propor aos candidatos a governador dos diversos estados e aos candidatos a presidente, a implantação de uma política para o setor museológico e de patrimônio cultural em níveis estadual e federal.

Texto: Asscom SEDAC