4º Encontro REM RS

Realizado no Museu de Arte de Montenegro

3º Encontro REM RS

Realizado no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC

5º Encontro REM RS

Realizado no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro

6º Encontro REM RS

Realizado no Museu Joaquim José Felizardo

7º Encontro REM RS

Realizado no Museu Julio de Castilhos

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reunião da REM-RS

Reunião da REM-RS
Data: 16/12/2011
Horário: a partir das 11h30, com almoço no local, horário máximo de encerramento às 17h
Local: Casa M - Rua Cel. Fernando Machado, 513, Centro, Porto Alegre

Sobre o almoço: a Casa M dispõe de cozinha, então nos reuniremos desde cedo para iniciar as conversas enquanto se prepara o almoço, que terá um cardápio simples (risoto, saladas, bebida), ao custo máximo de R$10,00 por pessoa.
Na pauta: novo Grupo Gestor, cronograma inicial para 2012, pautas para o Colegiado Setorial de Museus e logotipo para a Rede.
Iniciamos às 11h30, com uma visita rápida de reconhecimento pelos espaços e proposta da Casa M, e a seguir, durante o almoço, vamos conversando sobre as experiências que tivemos com a REM até o momento. A partir das 13h entramos nos itens da pauta.
Sobre a escolha do Grupo Gestor: a participação neste processo está aberta a todos os membros da REM. Confira abaixo o formato proposto, e, caso tenha interesse em colaborar de alguma forma, estamos trabalhando com as seguintes opções:

1. Coordenador e Vice Coordenador
Atribuições: coordenação de execução do plano de metas da Rede de Educadores em Museus do RS, organizar as reuniões, coordenar as proposições de agenda e pautas. Acompanhar o trabalho das demais coordenações e promover a articulação entre elas, garantindo que sempre haja um secretário ou representante da REM RS nas reuniões - se necessário assumir papéis na falta dos responsáveis por secretariar ou comunicar aos demais. (2 pessoas)
2. Relações institucionais: Articulador
    Atribuições: contato com o Sistema de Museus, entre instituições – museus, universidades, escolas e outras REM’s -, pensando estratégias e caminhos para que a Rede possa ter voz na definição de políticas públicas. Agilizar a representação da Rede em conselhos, congressos e outros meios de ampliar o debate sobre a valorização da educação em museus, visando o fortalecimento da representatividade da Rede. (1 pessoa ou 2, a definir na reunião)
3. Comunicação
    Atribuições: compartilhar notícias e informações entre as diferentes coordenações e membros da rede, gerenciar os e-mails, inscrições, registros das reuniões, divulgações (confecção de releases e informativos), gerenciar perfis da REM RS em redes sociais, blog e outros meios que possam dinamizar virtualmente ou de forma impressa a difusão das ações e organização da Rede. (2 pessoas)
4. Secretaria (secretário e vice)
    Atribuições: auxílio na produção de reuniões, responsabilidade sobre a redação e compartilhamento das atas, suporte para a Comunicação, principalmente administrando os e-mails, inscrições e registros das reuniões, quando necessário. (2 pessoas)
5. Conselho (intercâmbio, conteúdos, pesquisa e formação)
    Atribuições: proposição de temas a serem discutidos nos encontros e virtualmente, fomentar intercâmbios entre Educativos, ações de formação e sugestões de bibliografias e pesquisas. Grupo formado por professores, educadores não formais, gestores de instituições ou Educativos em museus (3 pessoas).

Sobre os demais itens da pauta: leve a sua sugestão, e vamos debater as possibilidades.

Participe!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Exposição Lomba do Pinheiro: Patrimônio Inventariado e Itinerários Culturais


O Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, de Porto Alegre (RS) inaugura o seu Ponto de Memória com a exposição Lomba do Pinheiro: patrimônio inventariado e itinerários culturais, no dia 15 de dezembro, quinta-feira, às 19h. A exposição é fruto do protagonismo da comunidade que contou com o incentivo do Museu para a realização de seus Inventários Participativos. Os Inventários são resultado do trabalho da comunidade na reconstrução da memória e da história. O processo vem ocorrendo há dois anos e se intensificou nos últimos dois meses. Cada liderança trabalhou junto às suas comunidades, com intuito de inventariar as principais referências culturais dos moradores, registrando os equipamentos urbanos, a paisagem natural, os lugares e as circunstâncias de identidade dos diversos grupos fundadores e habitantes do bairro. A partir dessa pesquisa, o Museu elaborou um mapa de 60 pontos estratégicos da identidade cultural  indicados por seus moradores. O mapa é guia e catálogo da exposição.
O projeto Pontos de Memória é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC) e do Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI/Ministério da Justiça) e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Confirmação de presença pelo e-mail: museulombadopinheiro@gmail.com ou 8158.9333
Atenciosamente,
Conselho Gestor do Museu