4º Encontro REM RS

Realizado no Museu de Arte de Montenegro

3º Encontro REM RS

Realizado no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC

5º Encontro REM RS

Realizado no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro

6º Encontro REM RS

Realizado no Museu Joaquim José Felizardo

7º Encontro REM RS

Realizado no Museu Julio de Castilhos

Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

3º Encontro REM-RS

Prezados membros da REM-RS
O último encontro da Rede ocorreu  no  Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS), no dia 11/09.
Um pequeno histórico da reunião:
- Foram discutidos alguns pontos sobre a  Profissionalização do educador em museus, para ser levado para a reunião de articulação do III Encontro Nacional da REM.
- Sobre a logomarca da REM-RS, será escolhida nas próximas reuniões, aguardando novas propostas de logo.
- Foi entregue um ofício ao MCT-PUCRS, pedindo apoio para a Rede e a logomarca da Instituição Museológica para ser colocado no blog da REM-RS.

GT Comunicação REM-RS

Próximo encontro da REM-RS !!!

Próximo encontro da REM-RS será na cidade de Montenegro, no dia 16/10,segue o mapa que foi enviado por  Rosani Brochier Nicoli, coordenadora do Serviço de Patrimônio Histórico e Cultural (SEPAHC) da cidade, para chegada à Estação da Cultura - Museu de Arte de Montenegro, partindo da Rodoviária de Montenegro  e uma foto do local da reunião.





quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Educação, Patrimônio e Cultura

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Diálogos em educação, museu e arte

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Textos REM RS

Olá Colegas da REM-RS,


Como ficamos responsáveis por sugerir leituras ao grupo, aqui estamos e junto com duas sugestões, temos alguns questionamentos que gostaríamos de lançar para a reflexão durante a leitura.

Pensamos nesse primeiro momento trazer para o grupo questões que reflitam a construção do conhecimento a partir de espaços não-formais de educação, no caso os museus, levano em consideração a constituição dos saberes.

Abaixo os questionamentos:

Quais os procedimentos e pesquisas, a serem construídas junto aos diferentes grupos que se utilizam do museu, para um melhor aproveitamento desta ferramenta educativa?

Como o museu pode participar de forma crítica na construção da história, através do seu acervo e de seus potenciais?

Como construir um espaço democrático e dialógico, integrando comunidade/sociedade/museu através das práticas educativas não-formais?

A ação educativa nos museus é voltada para qual público? As ações educativas têm levado em consideração as diversidades, ou as ações educativas tem sido construídas como um forma de pacote, sem levar em consideração os diferentes tipos de públicos?

GT de Estudos e pesquisa

Textos:

http://www.fiocruz.br/museudavida_novo/4scwc/Texto%20Provocativo%20-%20Jorge%20Wagensberg.pdf

http://www.scielo.br/pdf/psoc/v16n2/a04v16n2.pdf